Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



ÚLTIMOS RESUMOS
Home > Departamentos > Departamento de Neurologia Infantil > Últimos Resumos

Discussão Clínico-patológica em Crianças

Em maio de 1991 nasceu a idéia da dinamização científica em Neurologia Infantil envolvendo quatro instituições e seus respectivos supervisores de programa de ensino e treinamento em Residência Médica – área de atuação Neurologia Infantil: Prof. Luiz C. P. Vilanova (UNIFESP – Escola Paulista de Medicina), Prof. M. Valeriana L. de Moura-Ribeiro (FCM/UNICAMP), Prof. Sérgio Rosemberg (FCM – Sta. Casa de São Paulo), Prof. Aron J. Diament (USP – São Paulo).

Os professores supracitados e suas equipes passaram a organizar reuniões clínico-neuropatológicas conjuntas para discussão de crianças com anormalidades neurológicas de difícil resolução clínico-laboratorial.

Esses fatos foram registrados em atas das reuniões da Diretoria da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil – ABENEPI e também nas atas das reuniões burocráticas da Disciplina de Neurologia Infantil/FCM/UNICAMP em 29/11/91 e 13/05/92.

A primeira reunião oficial foi realizada em 04/12/91, no anfiteatro Jandira Mansur da UNIFESP, a segunda em junho/92, na FCM - Sta. Casa, a terceira em 10/08/90, na FMUSP e a quarta em 21/09/92, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.

A partir daí as reuniões foram pré-agendadas (quatro/ano), obedecendo a ordem seqüencial sempre com orientação dos professores supracitados e suas equipes de trabalho. Basicamente a discussão de casos envolvem prioritariamente os médicos residentes e estagiários dos quatro serviços e aqueles em treinamento no Hospital da Criança (Supervisão dos Profs. M. Joaquina Marques Dias) com aproximadamente 40 profissionais na sala de reuniões em cada oportunidade.

Até o mês de março de 2000 foram realizadas regularmente 33 reuniões totalizando 132 casos discutidos.




Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações