Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



ÚLTIMOS ARTIGOS
Home > Departamentos > Departamento de Neurologia Infantil > Últimos Artigos

Arquivos de Neuro-psiquiatria - Notícias e Comentários

Em 17 de março de 2003 foi realizada a 45 a. Reunião de Discussão de Casos Neurológicos na FCM – Santa Casa de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Sérgio Rosemberg e Prof. Fernando Norio Arita.

Essa Reunião contou com a ativa participação de médicos Residentes e Estagiários em treinamento em Centros de Formação de Neurologia Infantil da UNIFESP, UNICAMP, USP e Santa Casa de São Paulo.

A 46 a. Reunião será realizada no Hospital das Clínicas – FMUSP, em junho de 2003. Para essa reunião serão bem vindos os profissionais da área e médicos residentes de Neurologia Infantil.

Contato com a Prof. Umbertina Conti Reed – Departamento de Neurologia – USP, São Paulo.

Em 1991, os professores supervisores do ensino em Residência Médica em Neurologia Infantil: Luiz Celso Vilanova (UNIFESP-EPM/São Paulo), Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro (UNICAMP/Campinas), Sérgio Rosemberg (FCM – Santa Casa/São Paulo) e Aron J. Diament (USP/São Paulo) idealizaram e implantaram reuniões clínico-neuropatológicas para Médicos Residentes e Estagiários em treinamento, nos referidos centros de formação.

A primeira reunião foi realizada em 4 de dezembro de 1991, no Anfiteatro Jandira Mansur, na Escola Paulista de Medicina, sendo apresentados e discutidos 4 pacientes neurológicos, todos daquela instituição. A segunda reunião foi realizada na Santa Casa de São Paulo (junho de 1992); a terceira, no Hospital das Clínicas da USP (agosto de 1992) e a quarta, na UNICAMP (setembro de 1992). A partir daí, as reuniões foram, de modo regular, realizadas seqüencialmente, a cada três meses, nos serviços supra citados. Com dez dias de antecedência, os casos são encaminhados por escrito aos supervisores das várias instituições. A discussão conjunta ocorre em data e local designados, com participação ativa dos médicos residentes, estagiários, professores das diferentes instituições e especialistas convidados, num total de 40 a 50 profissionais, que colaboram na elucidação do diagnóstico final. Em 05 de novembro de 2001, foi realizada a 40 a reunião clinicopatológica, interserviços, totalizando, aproximadamente, 180 pacientes discutidos.




Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações