Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



ÊLTIMAS APRESENTAçõES
Home > Departamentos > Departamento de Neurologia Infantil > Últimas Apresentações

Neurologia Infantil no Brasil

Existe recomendação da Organização Mundial da Saúde de um médico para cada 1.000 habitantes; a Associação Médica Britânica considera ideal um a dois neurologistas para cada 100.000 habitantes, e, os Estados Unidos, 3 a 4 neurologistas para cada 100.000 habitantes.

Segundo o Simpósio da International Child Neurology Association ICNA e PCN, realizado em San Francisco (USA) em 1994, ficou estabelecido um a dez Neurologista Infantil para cada 1.000.000 de habitantes, com variações regionais em paises emergentes e paises desenvolvidos.

As considerações e comentários sobre esses dados levaram em conta o tempo de atendimento em consulta ambulatorial ou hospitalar, e também, a epidemiologia das doenças neurológicas. Dentro da apreciação referente ao direito à qualidade do atendimento neurológico, foi recomendado a manutenção ou o aumento do numero de neurologistas pediátricos em treinamento.

No Simpósio sobre Treinamento e Pesquisa em Neurologia Infantil, acima referido os representantes do Japão e da Austrália demonstraram preocupação com a qualidade do treinamento na formação do Neurologista Infantil; a América do Norte, com a redução progressiva do número de especialistas em Neurologia Infantil, e, a Índia, com a epidemiologia das doenças particularmente as infecções. No atendimento especializado em Neurologia e Neurologia Infantil, devem ser considerados o aumento da população de idosos, o aumento do número de nascimentos, e também o melhor conhecimento de novas doenças, os avanços tecnológicos; inovação nos tratamentos e nos procedimentos de alta complexidade; modificações sociais e políticas, interferindo nos cuidados preventivos e, ainda, a violência e as guerras.

Dentro de uma estimativa que leva em conta o sistema de saúde, o Brasil, com 180 milhões de habitantes, deve manter aproximadamente 800 neurologistas em atividade e, aproximadamente 1.500 Neurologistas Infantis. Merecem reflexão, as considerações comparativas de diferentes fatores sociais educacionais políticos da população infantil do Brasil, Estados Unidos, Índia ou Japão, no que diz respeito às condições preventivas e epidemiológicas.




Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações