Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



ÚLTIMAS APRESENTAçõES
Home > Departamentos > Departamento de Neurologia Infantil > Últimas Apresentações

Histórico – SBNI

Fundada em 17 de agosto de 1996, a Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI), durante o Congresso da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), em setembro de 1996, passou à condição de Grupo de Trabalho de Neurologia Infantil da ABN e desde então, realizou encontros nacionais abaixo relacionados:

1. I Encontro Nacional de Neurologia Infantil – 16 e 17 de agosto de 1996 no Hotel San Raphael (São Paulo/SP) tendo como convidado internacional Prof. Jean Aicardi (França), o qual proferiu as seguintes Conferências: “A Epilepsia no ano 2000”, “Epilepsia considerada como enfermidade não paroxística”, “Epilepsias Mioclônicas na Infância e Adolescência” e “Anomalias da Migração Neuronal”; foram realizadas Mesas Redondas e uma Sessão de Discussão de Casos. A Assembléia Geral Ordinária (AGO) de fundação da Sociedade elegeu a seguinte Diretoria para o biênio 96/98. Presidente: Aron Diament, Secretário Geral: Luis Celso Pereira Vilanova, 1° Secretário-Tesoureiro: Saul Cypel, 2° Secretário Tesoureiro: Fernando Kok.

2. II Encontro Nacional de Neurologia Infantil – 27 e 28 de junho de 1997 no Hotel San Raphael (São Paulo/SP) enfocando o assunto: “Distúrbios do Movimento na Criança”. As Mesas Redondas foram: “Distonias”, “Tiques” e “Distúrbios Obssessivo-Compulsivo”; sendo convidado o Prof. Dr. Emilio Fernandez Alvarez (Barcelona), para as seguintes Conferências: “Distonias”, “Tiques e Mioclonias” e “Coréias e Tremores”. Houve também Sessão de Vídeo e Discussão de Casos Neurológicos.

3. III Encontro Nacional de Neurologia Infantil, de 22 e 23 de maio de 1998, no Auditório Marcos Lindemberg (UNIFESP) tendo como único objetivo o estudo de “Neuro-Infecções na Criança”. O convidado estrangeiro foi o Prof. Marc Tardieu (Paris) que proferiu as seguintes Conferências: “Fisiopatologia da Infecção por HIV no SNC”, “Desmielinização aguda na infância” e “Tratamento das doenças neurológicas imunomediadas”. Também foram proferidas duas Conferências: “Situação da Poliomielite no Brasil e no mundo” – Dr. Bernardus Ganter (OPAS) e “Novas vacinas e feitos adversos das imunizações” – Dra. Helena Sato (São Paulo/SP) e ainda duas Mesas- Redondas: “Neuro-AIDS” e “Atualização em Neuroinfecção”. A Diretoria, no biênio 96/98 realizou tarefas referentes a: A) registro da SBNI, b) estabelecimento da sede, c) cadastro de sócios e d) gestões junto à AMB referente ao Título de Especialista. Em 23 de maio de 1998 durante a AGO foi eleita a nova Diretoria da SBNI para o biênio 1998-2000 assim constituído: Presidente: Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro; Secretário Geral: Ana Maria Sedrez Gonzaga Piovesana; 1° Secretário-Tesoureiro: Saul Cypel; 2° Secretário-Tesoureiro: Fernando Kok.

4. IV Encontro SBNI no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo/SP, de 28 a 30 de maio de 1999, sendo convidado o Prof. Nestor Chamoles (Argentina) e A. Duplessis (França).

5. V Encontro SBNI com apoio da International Child Neurology Association ICNA, São Paulo/SP, de 02-05 de novembro de 2000, com conteúdo programático discriminado no relatório do Departamento Científico de Neurologia Infantil da ABN-2002. Na AGO foi eleito novo presidente Saul Cypel.

Relatório do Depto Científico de Neurologia Infantil da ABN - 2002
Coordenadora: M. Valeriana L. Moura-Ribeiro

No biênio 2000-2002 foram realizados dois grande eventos:

1. V Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI) em conjunto com a II Reunião da Federação de Sociedades Latino-Americana de Neurologia Infantil (FESLANI), no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, nos dias 2 a 5 de novembro de 2000.

Esse Evento envolveu todos os membros componentes da Diretoria da SBNI e da FESLANI (Presidente Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro), com apoio máximo da International Child Neurology Association (ICNA).

O empenho e dedicação da Diretoria e dos Professores Aron J. Diament (Membro do Board ICNA), Sérgio Rosemberg (Coordenador Científico da SBNI), Paolo Curatolo (Secretário Geral da ICNA), foi possível organizar programação de excelência, envolvendo grandes pesquisadores nacionais e internacionais como: Sheila Wallace (UK), Philippe Evrard (França), Emílio Fernandez-Alvarez (Espanha), Peter M. Leary (África do Sul), Paul Rosman (USA). Hearther Johnston (Austrália), Yoshiyuki Suzuki (Japão), Hugo Moser (USA), Paolo Curatolo (Italia), William J. Logan (Canadá), I. Paschoal-Castroviejo (Espanha). Milivoj Velickovic-Perat (Eslovênia), Shaul Harel (Israel), Michael Shevell (Canadá), Wu Xi Ru (China), Monica Troncoso (Chile), Isabel Lopes (Chile), Natalio Fejerman e Nestor Chamoles (Argentina).

Foi brilhante e indiscutível a contribuição científica dos pesquisadores nacionais: Lúcia Maria Santos, Iscia Lopes Cendes, Regina Maria França, Sérgio Antoniuk, Rubens Reimão, Gustavo Moreira, Sérgio Rosemberg e Rudimar Riesgo.
Através de Sessões-Pôster (total de 52 trabalhos) os profissionais do Brasil e da América do Sul, puderam apresentar e discutir suas pesquisas.

2. Outro Evento organizado (Presidente Professor Saul Cypel) foi o VI Encontro da SBNI realizado no Ninety Transamérica Flat, em São Paulo, nos dias 10 e 11 de agosto de 2001.

Esse Evento privilegiou importantes palestrantes nacionais sob a coordenação de representantes de várias regiões do país: Professora Newra T. Rotta, Professor Milton Genes, Professora Ivoneide S. Trindade, Professora Ana Maria van der Linden, Professor Aron J. Diament, e o representante do estado de Santa Catarina: Eugenio Grillo. Na sessão de abertura a Professora Newra T. Rotta em nome da SBNI prestou justa e digna homenagem ao Professor Aron J. Diament.

Nesse mesmo Evento foi apresentado relatório sobre Certificado e Concursos Públicos para obtenção do Título de Especialista, área de atuação em Neurologia Infantil, com delineações não conclusivas.

Em Assembléia Geral Ordinária foi eleita nova Diretoria da SBNI com os seguintes componentes:
Presidente - Fernando Kok
Secretário Geral - Fernando Arita
1° Secretário Tesoureiro - Erasmo Barbante Casella
2° Secretário Tesoureiro - Ana Maria S. Piovesana

Essa Diretoria da SBNI (biênio 2001-2003), manteve contato com o Presidente Professor Paulo Sá, e membros da Comissão Científica do Congresso realizado em Florianópolis/SC, no mês de setembro de 2002, colaborando com a Organização Científica do referido Evento.




Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações