Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

27/07/2012
Diretoria de Economia Médica da AMB debate rumos de trabalho com especialidades

Roberto Gurgel, diretor de Economia Médica, convocou para a manhã desta sexta-feira, dia 6 de julho, reunião com representantes de algumas sociedades de especialidade para discutir os rumos do departamento após as mudanças estatutárias relativas ao cargo.

Com a aprovação do novo estatuto, passa a ser competência da diretoria de Economia Médica:
- manter, atualizar e reformular a CBHPM, acompanhando os custos dos procedimentos médicos listados com base nas variantes que os compõem;
- participar e elaborar procedimentos e estudos que envolvam princípios de farmacoeconomia e economia em saúde;
- definir junto ao Conselho Científico os critérios técnicos dos diversos procedimentos médicos, considerando a sua economicidade, formas de remuneração e impactos econÿmicos-sociais;
- desenvolver outros processos que visem a fundamentação técnica e econÿmica de procedimentos em saúde;
- atuar junto a entidades congêneres da área da saúde com o objetivo de análise e propositura de mecanismos de controle éticos, técnicos e econÿmicos dos procedimentos em saúde.
“Em vista da complexidade das novas atividades, será necessário criar uma comissão de trabalho participativa, que analise tecnicamente, sem perder o viés médico, a situação da saúde pública e privada, de modo a oferecer subsídios que fundamentem outros grupos em suas reivindicações”, explicou Gurgel.
A comissão deverá auxiliar o trabalho da Câmara Técnica de Avaliação de Tecnologias em Saúde e da Comissão Nacional de Honorários Médicos, avaliando o impacto dos pleitos no sistema de saúde.
Para a próxima reunião, agendada para o dia 10 de agosto, ficou acertado que as sociedades de especialidade presentes relatarão os problemas característicos de cada área para que o grupo discuta e tire conclusões sobre o que fazer.
“O interessante é que com este trabalho, estaremos discutindo não só o presente, mas ajudando no futuro da profissão médica”, finalizou Gurgel.

Fonte: AMB

 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações