Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

18/07/2012
Presidente da AMB participa de seminário sobre sistemas de saúde em tempos de crise

Em 9 de julho, Florentino Cardoso, presidente da AMB, esteve em Lisboa (Portugal) a convite da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa para participar do seminário Sistemas de Saúde em tempo de crise: proteger o presente, construir o futuro. O principal debatedor foi Michael Porter, da Harvard Business School, autor do livro “Repensando a saúde- Estratégias para melhorar a qualidade e reduzir custos”.

O evento teve como objetivo fazer uma reflexão sobre os desafios da sustentabilidade dos serviços nacionais de saúde em tempos de crise econÿmica. “Porter traçou um panorama da gestão na saúde no mundo, com enfoque sobre Portugal”, explicou Cardoso.

O autor defende que a competição baseada em valor como princípio deveria estar no cerne do setor saúde. Segundo ele, o valor deve ser entendido como os resultados obtidos na melhora do paciente em relação ao dinheiro investido. Enquanto o foco não for esse o sistema de saúde terá soma zero. No modelo atual, além da constante transferência de custo, o sistema remunera e reconhece os profissionais pela doença ou pelo volume, e não pelos resultados obtidos.

“Para ele, a redução de salários dos profissionais de saúde não ajuda a reduzir custos. Os hospitais e operadoras de saúde precisam investir em tecnologia e metodologias eficientes em termos de tempo”, ressaltou o presidente da AMB.

Fonte: AMB

 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações