Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

02/07/2012
Paulo Davim aponta principais gargalos na interiorização da saúde

O senador Paulo Davim (PV-RN) relatou em Plenário, nesta quinta-feira (28), sua participação em audiência pública na Câmara dos Deputados com o objetivo de discutir as dificuldades para a interiorização das ações de saúde no Brasil.

De acordo com o parlamentar, no debate, que teve a participação de deputados e senadores ligados à área de saúde, foram diagnosticadas duas dificuldades principais enfrentadas pelos governos federal, estadual e municipal, para resolver o problema da falta de médicos nas cidades do interior do país, sobretudo nas Regiões Norte e Nordeste: o subfinanciamento da saúde no Brasil e a falta de uma carreira de Estado para a saúde.

Com relação à questão do financiamento, Paulo Davim disse que sem a destinação do montante de recurso adequados ao setor, o problema da má qualidade do atendimento médico à população não poderá ser resolvido.

"É um tanto frustrante essa situação [da falta de recursos] para todos nós da área de saúde pública. E cada vez mais, a cada dia, nós testemunhamos o desmonte da saúde pública no Brasil", disse.

Paulo Davim defendeu a criação de uma carreira de Estado para os profissionais de saúde no Brasil. Segundo ele, essa medida contribuirá para atrair mais médicos para o interior do país.
O senador manifestou-se ainda contrário a flexibilização do exame de revalidação de diplomas para médicos formados em países estrangeiros vizinhos, outro assunto discutido na audiência pública.

Fonte: Agência Senado

 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações