Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

11/04/2013
Academia Brasileira de Neurologia passa a integrar o CONADE

ABN ganha espaço na Comunidade Científica do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Em janeiro de 2013, após a realização de um processo eleitoral na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Academia Brasileira de Neurologia conquistou vaga como membro da Comunidade Científica no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). A diretoria da ABN indicou a dra. Claudia Barata Ribeiro ao cargo de conselheira titular e o dr. Cristiano Milani como conselheiro suplente para o biênio 2013/2015.

O CONADE é um órgão superior de deliberação colegiada que tem como objetivo a inclusão da pessoa com deficiência e a criação de políticas públicas direcionadas a esse grupo em setores como educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, esporte, lazer e acessibilidade.

Única entidade médica a participar do projeto, a Academia terá de desempenhar, no Conselho, o papel de oferecer base científica e conhecimento prático que norteiem a elaboração do planejamento nacional do CONADE.

“Como membro titular, a ABN também participará na Câmara de Saúde Suplementar, na qual esperamos ter papel relevante na facilitação do acesso de pessoas com deficiência à saúde”, comenta a dra. Claudia Barata Ribeiro.

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Além de atuar no CONADE, a ABN também aprovou a inclusão do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em seu calendário oficial. Foi escolhido o dia 3 de dezembro, data sugerida pela ONU em 1992 e comum a todos os países.

Sugerida pelo dr. Cristiano Milani durante a Assembleia Ordinária da ABN, em dezembro de 2012, a ocasião pautará debates sobre o tema e ações de conscientização.
“Pretendemos levar mais informação à população, combatendo o preconceito e promovendo a inclusão”, diz o doutor.

Acontece Comunicação e Notícias
(11) 3873.6083 / 3871.2331
Patricia Boroski ou Giselle Porto
acontececom6@uol.com.br
www.acontecenoticias.com.br

 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações