Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

30/01/2013
Unifesp recruta voluntários para tratamento de doença da Alzheimer

O Centro de Pesquisa de Neurologia (NUDEC) da Unifesp está recrutando para o estudo SCarlet RoAD , um estudo de pesquisa de um medicamento experimental para o tratamento da doença de Alzheimer prodrÿmica (DA prodrÿmica). A DA prodrÿmica é uma condição na qual a perda de memória de uma pessoa é pior do que a esperada apenas em consequência do processo normal de envelhecimento, embora suas atividades diárias não sejam tão afetadas a ponto de a pessoa ser diagnosticada com demência. No passado, considerava-se que as pessoas com DA prodrÿmica estavam apresentando sinais de velhice ou elas recebiam um diagnóstico de deficiência cognitiva leve (MCI), mas agora a DA prodrÿmica está se tornando reconhecida como um subgrupo distinto de MCI.  Os sintomas da DA prodrÿmica podem incluir a incapacidade da pessoa de relembrar eventos de seu passado recente. A presença de alguns marcadores biológicos no cérebro também pode ser um indicador da doença. Os marcadores biológicos são características mensuráveis que podem ser um indicador dos processos da doença ou de resposta à terapia. As pessoas que sofrem de DA prodrÿmica podem ser mais propensas a desenvolver demência com outras formas de perda de memória ou MCI. Este estudo avaliará se um medicamento experimental pode ajudar a desacelerar a perda de memória ou alterar os níveis de marcadores biológicos associados com a DA prodrÿmica.

O estudo SCarlet RoAD é um estudo internacional sendo realizado em aproximadamente 150 centros em 25 países, exigindo a participação de aproximadamente 770 pessoas.  O Centro de Pesquisa de Neurologia (NUDEC) da Unifesp, em São Paulo, está à procura de pessoas que estejam experimentando esse tipo de perda de memória para participar do estudo.

“Estudos de pesquisa são extremamente importantes no desenvolvimento de novos tratamentos para doenças, e esses novos tratamentos podem contribuir para o bem-estar das pessoas e suas famílias", afirmou Dr. Paulo Bertolucci, do NUDEC. Ele continuou dizendo: “Estamos muito satisfeitos que o nosso centro faça parte do estudo SCarlet RoAD, porque esperamos que as descobertas do estudo aumentem a compreensão e avancem o tratamento da doença de Alzheimer prodrÿmica.”

Os pesquisadores do estudo procuram participantes que:

- Tenham entre 50 e 85 anos de idade
- Tenham observado (ou outra pessoa tenha observado) um declínio gradual da memória durante os últimos 12 meses
- Não estejam tomando nenhum medicamento atualmente para demência ou doença de Alzheimer
- Tenham um amigo ou parente que possa dizer como os participantes estão administrando as atividades diárias e que esteja disposto a fornecer informações nas consultas clínicas quando apropriado
- Estejam interessados em participar de um estudo que dura pelo menos dois anos e cinco meses e que envolve visitas a uma clínica pelo menos uma vez por mês durante esse período.


As pessoas que acreditarem que se qualificam para participar, ou que conheçam alguém que possa se qualificar, deverão visitar o site www.scarletroadstudy.com ou ligar para 0800-7621187 para obter mais informações e suporte.

Fonte: Unifesp

 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações