Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

14/12/2012
CFM pede audiência com MEC para debater formação médica no Brasil

O Conselho Federal de Medicina (CFM) pediu uma audiência com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, para discutir soluções ao futuro da formação médica. A série de reportagens sobre o ensino médico no Brasil, exibida durante esta semana pelo Jornal Nacional, da TV Globo, e por outros veículos de comunicação, causaram consternação entre os membros do CFM. 

  

Para os conselheiros federais, as denúncias reveladas evidenciam um cenário ainda pior do que aquele que imaginavam e superam os relatos recebidos pelo CFM e pelos Conselhos Regionais de Medicina. Durante a reunião realizada nesta quarta-feira (12), em Brasília, plenário do CFM - composto por 27 representantes de estados brasileiros e um da Associação Médica Brasileira – exigiu do Ministério da Educação uma resposta imediata para a grave situação, que põe em risco o bom exercício da medicina e compromete a saúde da população brasileira.
  
“Preocupa-nos sobremaneira a possibilidade da adoção de medidas que não considerem aspectos fundamentais para garantir a qualidade técnica e ética do atendimento oferecido à população, para os quais nossas entidades possuem outorga legal de monitorar e de determinar”, pondera Roberto d’Ávila, presidente do CFM.

No encontro, os Conselhos Federal e Regionais querem ainda entregar ao ministro da Educação os resultados atualizados e inéditos de uma pesquisa que traça a radiografia do trabalho e da assistência médica. A expectativa é que o estudo, em fase final de conclusão, ofereça subsídios para a definição de novas políticas públicas.

Fonte: CFM

 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações