Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

06/12/2012
Cremero defende humanização na relação médico-paciente

“Com maior responsabilidade, mas também com mais poder, podemos e devemos influir para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes e de nós mesmos. Vocês, que estão saindo da faculdade agora, precisam saber que o paciente precisa ser tratado com respeito e dignidade. Por isso, temos que aplicar o mínimo que sabemos em benefício do outro”. As declarações são da presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondÿnia (Cremero), médica Maria do Carmo Wanssa, durante solenidade de entrega de carteiras do CRM a 15 novos médicos, no Plenário “Dr. Jacob Freitas Atallah”, nesta terça-feira.

Entrega de carteiras a novos médicos no Cremero
Entrega de carteiras a novos médicos no Cremero

 

 Além do tratamento humano aos pacientes, a presidente do  CRM-RO defendeu a necessidade de que todos os médicos recém-formados atuem com ética e moral, conforme preconiza o Código de Ética Médica, a fim de evitar maiores transtornos. “A doença é uma entidade teórica. Ao longo da história da prática médica ocorreu uma deformação que fez com que a relação do médico passasse a se dar com as doenças, e não mais com o doente. Recuperar o espaço real do ‘ser humano doente’ é não só uma necessidade para a prática i ntegral da medicina, mas a essência do que se pretende como humanização”, reafirmou a presidente do Cremero, lembrando que humanizar a prática médica requer que se conheça o doente.

Cuidados na profissão - Já a tesoureira do Cremero, médica Simi Marques Bennesby, chamou a atenção dos novos médicos sobre a necessidade premente de, quando decidirem mudar de Rondÿnia, venham até o Conselho para solicitar o cancelamento do registro. “Se você resolver ir embora de Rondÿnia, venham aqui cancelar sua inscrição. Isto porque, se forem embora e se registrarem em Conselho de outro Estado, depois de cinco anos sem pagar a anuidade, o seu nome vai aparecer na Dívida Ativa da União, em virtude de débito com o Cremero”, alertou a otorrinolaringologista, explicando que o Conselho vive de anuidade e, por isso, os que mudarem de Estado e não pagarem são listad os como inadimplentes, e que a fiscalização do Governo Federal é inexorável e punitiva. “Depois que o nome estiver no CADIN, vocês não conseguem se registrar em nenhum Conselho”, ela completou.

Em nome dos médicos recém-formados, a clínica-geral Deborah Maria Pinto da Silva -- da 4ª Turma de Medicina da Faculdade São Lucas -, manifestou a expectativa de ter boas condições de trabalho, “mas sempre focando nossa atenção no paciente, que devemos tratar com dignidade”. Ela pretende fazer Residência Médica com especialização em anestesiologia ou ginecologia. “Parabenizo todos os meus colegas que conquistaram, junto comigo, essa vitória”, resumiu Deborah, visivelmente, emoci onada por receber sua carteira do CRM-RO.

Francinéa Barros Campos (3424), Lourival Luiz da Silva Neto (3434), Radson Calmon Tabosa (3435), Matheus Barroso (3449), Sebastião Arli Borba da Silva Júnior (3450), Solange da Silva Silveira (3451), Natália Yurasseck Parmejiani (3452), Thícia Maria Furtado Rocha (3453), Deborah Maria da Silva Pinto (3457), Jéssica Janaína de Medeiros B. Teixeira (3458), Thayssa Oliveira Silveira (3459), Cláudio Leandro Seiji da Costa (3461), Natália Jardim Martins da Silva (3462), Luciana França Einhardt (3465) e Ciro Cavalcante Lima (3467). Estes foram os 15 médicos que, desde hoje (4), estão matriculados no Cremero que, ao final da cerimÿnia, serviu um coquetel aos presentes – maioria parentes e amigos dos novos profissionais da medicina.

Fonte: Cremero

 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações