Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

20/11/2012
Publicações científicas da APM em evidência

APM edita duas das principais revistas médicas em circulação no Brasil 

A Associação Paulista de Medicina é responsável pela edição das revistas São Paulo Medical Journal / Evidence for Health Care e Diagnóstico & Tratamento, que estão entre as mais importantes publicações científicas em circulação no país. Indexadas nas principais bases de dados mundiais, divulgam artigos inéditos sobre diversas especialidades, com foco em pesquisa e atualização médica.



Lançada em 1932, a São Paulo Medical Journal é uma das mais antigas do gênero no Brasil e foi concebida com o objetivo de dar visibilidade a artigos de pesquisadores em geral, professores e estudantes, visando a contribuição social para o avanço da ciência e divulgação de novas experiências para aprimorar e renovar o processo de trabalho em saúde.

De periodicidade bimestra l e escrita em inglês, está indexada nas bases de dados Medline, Lilacs, SciELO, Science Citation Index Expanded, Journal Citation Reports/Science Edition – ISI e EBSCO Publishing. Em junho deste ano, o fator de impacto conferido à revista foi de 0.711. Este número é calculado de acordo com a quantidade de vezes que os artigos da publicação foram citados como referência por outros autores e em diferentes artigos, durante o biênio anterior, denotando a sua relevância. Atualmente, cerca de 100 revistas científicas brasileiras obedecem esta metodologia internacional. 

Na opinião do diretor científico da APM, Paulo M. Pêgo Fernandes, o interesse pela revista tem crescido, o que é benéfico para a entidade e para os autores envolvidos. "Pretendemos tornar a ciência brasileira mais visível mundialmente. Já recebemos materiais de diversos países e queremos publicar, cada vez mais, artigos de melhor qualidade. Os trabalhos científicos são muito imp ortantes para a Associação Paulista de Medicina e incentivamos maior participação dos médicos associados”, afirma.

Diagnóstico & Tratamento

Criada há 16 anos, a Diagnóstico & Tratamento se diferencia por publicar, a cada trimestre, uma coletânea de artigos com linguagem menos técnica e mais próxima das atividades exercidas pelos médicos no dia a dia. A revista é indexada na base de dados Lilacs, escrita em português e contempla ensaios clínicos, estudos caso-controle, revisões sistemáticas, estudos transversais, avaliações econÿmicas, estudos coorte, relatos de caso, revisões narrativas da literatura e cartas ao editor.

Participação

Para submeter artigos à São Paulo Medical Journal / Evidence for Health Care, os autores devem enviar os conteúdos exclusivamente pela internet, utilizando o sistema eletrÿnico disponível no endereço www.spmj.hemeroteca.com.br.

Já os artigos para a Diagnóstico & Tratamento podem ser enviados ao e-mail revistas@apm.org.br e/ou publicacoes@apm.org.br. As instruções para autores podem ser acessadas no portal da APM.

Fonte: APM

 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações