Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

29/10/2012
Saúde nas Américas 2012

OPAS apresenta relatório que avalia avanços e desafios da Saúde em países da América Latina e Caribe 

 

A Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgaram os resultados do relatório Saúde nas Américas 2012. O documento foi apresentado como parte da 28ª Conferência Sanitária Pan-Americana, em Washington (Estados Unidos). O objetivo do estudo é discutir os avanços e desafios dos países da América Latina e Caribe para alcançar melhorias na saúde, abordando as desigualdades na distribuição da saúde e bem-estar.

Dentre as considerações feitas a respeito do Brasil, ressalta-se que o país possivelmente atinjirá a quarta meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), até 2015, devido à queda da mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos. No âmbito das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), foram registrados 72,4% de óbitos associadas a elas. As doenças cardiovasculares, causas externas e neoplasias provocaram 59% de todas as mortes de homens. Nas mulheres, as doenças cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias representaram 61% das mortes.

De acordo com Mirta Roses Periago, diretora da OPAS, apesar das melhorias nos países da América Latina e Caribe, ainda existem desafios que devem ser alcançados. “Os países da região têm sido coletivamente bem sucedidos em fazer mais saudável e mais próspera esta parte do mundo nos últimos 110 anos. No entanto, na revisão mais recente do desenvolvimento da saúde da população e seus determinantes nas Américas, temos de começar a trabalhar com urgência e com força para tornar a região um lugar mais equitativo e sustentável para todas as pessoas não apenas agora, mas para todos os que virão”.

Fonte: CRMSP/ONU

 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações