Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

29/10/2012
Síndrome de Down

MS divulga documento com orientações a serem seguidas pelos médicos e profissionais de saúde 


O Ministério da Saúde acaba de lançar as novas Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down. Lançada nesta quarta-feira, 26/09, a cartilha foi elaborada durante cinco meses com a colaboração de especialistas e entidades sociais. O documento contém orientações para o atendimento de pessoas com essa alteração genética, reunindo informações sobre as principais doenças para as quais esses pacientes são mais vulneráveis. Reúne normas sobre o diagnóstico clínico e os exames necessários em cada fase de crescimento da criança: de zero a dois anos; de dois a 10 anos; de 10 a 19 anos; do adulto e do idoso.

De acordo com Alexandre Padilha, ministro da Saúde, as Diretrizes formam um manual para que os profissionais de saúde saibam como diagnosticar, lidar e acompanhar pessoas que têm a síndrome. “Eles passam a ter uma orientação clara do Ministério da Saúde. É imprescindível que os profissionais de saúde saibam, por exemplo, que às vezes (os portadores da síndrome) são pessoas que têm tendência à obesidade, com maior propensão a  problemas cardiovasculares”.

A cartilha traz diversas recomendações aos profissionais da saúde, como a identificação das características físicas da síndrome de Down; a indicação da necessidade de exames de alteração hematológicas, de funções tireoideanas e ecocardiograma. Além disso, o documento aconselha sobre a importância de fazer com que a família compreenda a necessidade dos exames e dos procedimentos solicitados.

Para conferir a íntegra das Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down clique AQUI 

 

Fonte: CRMSP/Ministério da Saúde

 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações