Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

22/10/2012
APM e juízes avançam nas discussões sobre judicialização da saúde

No dia 16 de outubro, o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Florisval Meinão, acompanhado do diretor adjunto de Defesa Profissional, Marun David Cury, estiveram em reunião no Palácio da Justiça com João Baptista Galhardo Júnior, juiz assessor da presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo, e Luís Geraldo Lanfredi, juiz assessor da presidência da Seção de Direito Público, com o objetivo de buscar caminhos para orientação adequada dos magistrados nos processos relativos a atendimentos de saúde em todas as especialidades médicas, sobretudo nos casos que envolvem cirurgia cardíaca, neurocirurgia, ortopedia, além das solicitações de fornecimento de medicamentos especiais.

De acordo com Florisval Meinão, "é de extrema importância essa busca dos juízes por maior contato com os setores ligados à parte científica da medicina, para que os mecanismos de decisão sejam aprimorados”. Galhardo Júnior complementa: "Queremos não só criar essa cultura de busca por mais informações, mas também levar mais conhecimento à população.”

Ficou acertado um próximo encontro, em breve, no Tribunal de Justiça com a presença de representantes da Escola Paulista de Magistratura e da Secretaria de Estado da Saúde para discutir como viabilizar as ideias propostas. "É um grande benefício para a sociedade e para o poder público que as decisões tenham maior embasamento técnico, garantindo que estas sejam adequadas a todos”, conclui Marun Cury.

Fonte: APM

 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações