Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

10/09/2012
Santa Catarina lança escola para formação crítica de médicos e outros profissionais

A Associação Catarinense de Medicina inaugurou no dia 10 de agosto a primeira escola de cidadania em uma instituição médica associativa. Com cursos anuais ministrados semanalmente por professores universitários e representantes de outras entidades associativas, órgãos governamentais, empresas privadas, organizações de governança estadual e nacional, o objetivo da escola é possibilitar a todos os médicos, e também a profissionais de outras áreas, que tenham acesso a discussões de temas que envolvam a realidade brasileira e sua inserção no mundo.

De acordo com Aguinel Bastian Júnior, presidente da ACM, a programação dos cursos estará sempre pautada nos princípios da cidadania plena, ética política e transparência, democracia participativa, respeito aos direitos humanos, preservação ambiental e república.

“A escola é aberta à sociedade e tem o intuito de enriquecer, formativa e informativamente, o debate sobre temas que são os pilares da cidadania:educação, saúde, segurança, meio ambiente, sustentabilidade, infraestrutura, terceiro setor, gênero, macro-economia, política suprapartidária, entre outros”, explicou Bastian.

Os blocos temáticos já estão definidos e compreendem: O mundo atual; Desenvolvimento local, regional e nacional; Formação histórica e cultural; Organização da sociedade, governo, poderes e Estado; Administração pública e privada; Participação política e decisão/escolha do eleitor; Políticas públicas: elaboração e participação; Sistemas de governo; Partidos e eleições; Desenvolvimento nacional: trabalho e emprego, finanças e investimentos, orçamento e programas de ação; Mundialização, globalização – análise e alternativas; Meios de comunicação social – novas mídias interativas, tecnologia da informação e processo de participação da cidadania; Movimentos sociais; Educação, ciência e tecnologia; Terceiro Setor; Meio ambiente – a vida e a preservação da vida; Infraestrutura – energia, transport e, telecomunicações; Áreas prioritárias para o desenvolvimento pleno da sociedade:saúde, educação, segurança e infraestrutura; Gestão participativa e democracia efetiva.

As discussões começam em sala de aula e continuam no fórum de discussões do site da escola, aberto ao público em caráter permanente:http://www.acm.org.br/escolaacm

“A escola pretende ser uma importante ferramenta de formação do pensamento e posicionamento político dos médicos, instrumentando-os para as necessárias transformações sociais que nosso momento nos apresenta. Além do caráter formativo, o formato terá importante papel na formação de lideranças médicas bem engajadas e sintonizadas com as bandeiras que as Entidades Médicas defendem”, concluiu Bastian.

“A Escola de Governança e Cidadania da ACM surge num ótimo momento para que incentivemos a busca do conhecimento, especialmente de temas que fazem parte do cotidiano das grandes corporações e de temas atuais da sociedade”, opinou Florentino Cardoso, presidente da AMB.

Fonte: AMB

 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações