Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

22/08/2012
Oito em cada 10 usuários de plano de saúde tiveram problemas com atendimento, aponta pesquisa

Setenta e sete por cento dos usuários que utilizaram os serviços de planos de saúde nos últimos dois anos tiveram algum problema com o atendimento. O número representa que praticamente 8 em cada 10 segurados enfrentam problemas na hora de usar o plano. O dado é da pesquisa APM-Datafolha que foi realizada para conhecer a opinião dos usuários de planos ou seguros de saúde do Estado de São Paulo, investigando a utilização dos serviços e os principais conflitos e deficiências percebidas.

A amostragem retrata o universo de 10 milhões de pacientes da saúde suplementar e teve como base 804 entrevistas, distribuídas por todo o estado, com uma população de 18 anos ou mais, possuidora de plano ou seguro saúde, que utilizou algum serviço nos últimos 24 meses.

O índice de usuários com problemas foi de 64% para consultas; 40% em exames diagnósticos e 72% em pronto-socorro, quando a pessoa mais necessita de agilidade e resolubilidade.

No caso das consultas, as principais queixas são de demora para marcação, de médico que saiu do plano e demora para autorização. Em exames diagnósticos, as reclamações recorrentes são de demora para marcação de exames e procedimentos, poucas opções de laboratórios, entre outros.

No pronto-socorro, 67% das reclamações são referentes à super lotação na sala de espera, 51% na demora para atendimento e 12% tanto na demora para realização de exames quanto os locais inadequados para medicação. Também aparecem nas reclamações a negativa de atendimento (5%) e a demora ou negativa na transferência para leito hospitalar (4%).

Apoio aos usuários
A Associação Paulista de Medicina e a ProTeste lançaram um serviço nacional de apoio exclusivo aos pacientes de plano de saúde. O telefone 0800.200.4200 atenderá reclamações de todo o Brasil, oferecendo esclarecimento e apontando encaminhamentos para a garantia dos direitos dos usuários de planos de saúde.


 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações