Login: Senha:
Membros da Academia
Médicos, residentes, estudantes
Público Leigo
Boletim Neuro Atual
Arquivos de Neuro-Psiquiatria
Dementia & Neuropsychologia
Neurobiologia
Revista Neurociências
Classificados
Classificados profissionais



COMUNICADOS
Home > Comunicados

22/08/2012
Visão do paciente

Planos de saúde pressionam médicos para utilização de rede própria e dificultam encaminhamento a outras especialidades

Praticamente metade (49%) dos usuários percebem que os planos de saúde colocam restrições e obstáculos ao trabalho dos médicos, segundo a pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pela Associação Paulista de Medicina (APM), para avaliar o atendimento da saúde suplementar aos usuários do sistema no Estado de São Paulo.

A restrição mais citada é a influência para que os médicos escolham o hospital da rede própria do plano (28%), seguida por dificultar o encaminhamento do paciente para outras especialidades (20%). Ainda segundo os entrevistados, os planos pressionam os profissionais para que utilizem materiais com qualidade inferior e menor custo (17%) e para que façam uso de materiais cobertos pelo plano (16%). Além disso, para os usuários, os planos de saúde dificultam o trabalho do médico visando a realização de procedimento em hospitais de menor porte (13%). Na região metropolitana de São Paulo, a percepção sobre a interferência dos planos de saúde no trabalho do médico é mais acentuada.

Para dois terços dos entrevistados, os planos dificultam a realização de procedimentos ou exames de maior custo e para 60%, os planos pagam valores muito baixos aos médicos para consultas ou procedimentos.

Ao falar sobre o plano de saúde que possuí atualmente, a maioria (76%) concorda que são objeto de muitas reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. A maioria dos usuários também não tem uma avaliação positiva dos planos de saúde em relação ao cumprimento das regras estabelecidas nos contratos.

 

Rua Vergueiro 1353 - sl 1404 - 14ºandar - Torre Norte Top Towers Office - São Paulo/SP - Brasil CEP: 04101-000 Tel.+55(11) 5084-9463/5083-3876
Copyright © Academia Brasileira de Neurologia | Política de privacidade e uso de informações